Alinhamento planetário acontece hoje; saiba como acompanhar em Dourados

Date:


Alinhamento planetário acontece hoje; saiba como acompanhar em Dourados

Alinhamento planetário acontece nesta sexta-feira (28), e o Dourados News conversou com o astrônomo amador Odair Alves da Silva, responsável pelo Stardust – Observatório Itinerante e Atividades Astronômicas para explicar esse fenômeno.

Segundo ele, a disposição dos planetas no céu ocorre naturalmente devido ao movimento dos corpos celestes em torno do Sol, permitindo que, em determinados períodos, alguns ou todos possam ser vistos ao mesmo tempo no céu.

“Por estarmos em uma espécie de disco, onde no centro está nossa estrela (o Sol) e nós, junto com os outros planetas, giramos ao seu redor, é comum que nos cruzemos em alguns pontos. Os planetas não aparecem de uma noite para outra em um local específico, eles se movem ao longo dos dias e meses, então esse efeito pode ser observado por vários dias”, explica Odair.

Visibilidade no céu de Dourados.

O céu de Dourados tem boas condições para a observação do evento, especialmente em bairros mais afastados do centro, onde a poluição luminosa é menor. No entanto, ele destaca que a visibilidade depende de fatores como a presença de nuvens e chuvas, comuns nesta época do ano, além da localização do observador em relação ao horizonte oeste.

“Se o tempo estiver limpo e com pouca luz artificial, alguns planetas serão visíveis a olho nu. Mercúrio, por exemplo, é difícil de ser observado devido à sua proximidade com o Sol. Já Vênus, Saturno, Júpiter e Marte podem ser vistos mais facilmente”, afirma Odair.

Observação e uso de equipamentos

Apesar da expectativa gerada em torno do alinhamento, o Stardust não realizará atividades especiais para acompanhar o evento, pois, segundo Odair, trata-se de um fenômeno recorrente. Ainda assim, ele dá algumas dicas para quem deseja acompanhar a observação.

“Qualquer telescópio, mesmo pequeno, já permite uma visão mais detalhada dos planetas. Até um binóculo pode ser utilizado. Para quem não possui equipamentos, é possível recorrer a aplicativos como Stellarium ou Star Walk, que ajudam a identificar a posição dos planetas no céu”.

Odair também destaca a importância de eventos astronômicos para despertar o interesse das pessoas pela ciência. Desde 2021, ele promove observações públicas, participa de feiras, parques e palestras em escolas.

Caça a asteroides, o hobby e NASA

Criado em maio de 2024, o Stardust realiza atividades mensais seguindo o calendário da União Brasileira de Astronomia (UBA), da qual Odair faz parte. A iniciativa já recebeu o selo de bronze da instituição pelo trabalho realizado.

Além disso, o astrônomo amador também participa da campanha de caça a asteroides do International Astronomical Search Collaboration (IASC), em parceria com a NASA e colabora com atividades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Para quem deseja se aprofundar na astronomia, Odair recomenda estudar o céu e buscar apoio em clubes astronômicos.

“Em Dourados, o Stardust está à disposição para ajudar. Também existem grupos abertos nas redes sociais. Como é um hobby que pode exigir um certo investimento, um binóculo já é um bom começo. O mais importante é aprender a identificar as constelações e conhecer o céu”, finaliza.

Fonte: Dourados News



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Douradense é preso com mais de 15kg de cocaína em fundo falso de veículo

Douradense é preso com mais de 15kg de...

Campo Grande: Moradora se diz espancada por síndico PM em condomínio no Taquarussu: ’em pânico’

Moradora de 56 anos denunciou que foi espancada...

Governo de MS discute em Brasília ações de prevenção a incêndios e dragagem do Rio Paraguai

Em reunião hoje (27) à tarde, em Brasília,...

Estudo inédito da Agems e secretarias de saúde mede impacto do saneamento na redução de doenças

A análise do cruzamento de dados sobre investimentos...