O senador Nelsinho Trad (PSD) figura em uma lista seleta de políticos que destinaram grande valores dentro do chamado ”orçamento secreto”. O parlamentar de MS destinou R$ 57 milhões em emendas de comissão e de relator.
O levantamento foi feito pelo site UOL, por meio da Lei de Acesso à Informação. A tabela mostra que o ”campeão” de destinação desse tipo de emenda foi o presidente do Senado, David Alcolumbre (União Brasil).
A contabilização dos valores pelo UOL abrange apenas dois ministérios: da Integração e Desenvolvimento Regional e das Cidades. Todos foram questionados, mas estão pendentes de respostas ou ainda fazendo a contagem. Foi dito que parte dos valores está empenhado e ainda não foi pago.
Nelsinho Trad é o único parlamentar, entre 268 beneficiados, a aparecer na tabela divulgada pelo site. A emenda de relator – cujo nome técnico no Congresso é ”RP-9”, foi apelidada de ”orçamento secreto” e instituída ainda no Governo Jair Bolsonaro. No entanto, em que pesem algumas alterações, seguiu nos últimos dois anos do Governo Lula.
O UOL destacou que a maior parte desse volume de dinheiro tem como destino obras de infraestrutura. No entanto, em muitos dos casos há direcionamento das verbas para nichos políticos e aliados nos estados e municípios.
A revelação dos dados é fruto de decisão do ministro do STF, Flavio Dino, que exibiu maior transparência quando ao destino dos montantes.
Nelsinho
O senador Nelsinho Trad foi exposto pela imprensa quando do escândalo envolvendo a empreiteira GTX, cujo dono tem longa ficha criminal, inclusive por golpes no ramo de Bitcoins.
O detalhe é que a empreiteira investigada por fraudes em execuções de contratos era indicada a prefeitos pelo senador. Ele nega e diz que é responsável apenas pela indicação das emendas e que os contratos são fechados pelas prefeituras. A GTX ganhou diversos contratos milionários em prefeituras, sobretudo para obras de pavimentação nas cidades.
O espaço está aberto para manifestação do senador Nelsinho Trad.
! function (f, b, e, v, n, t, s)
{if (f.fbq) return; n = f.fbq = function () {n.callMethod?
n.callmethod.apply (n, argumentos): n.queue.push (argumentos)};
if (! f._fbq) f._fbq = n; n.push = n; n.loaded =! 0; n.version = ‘2,0’;
n.queue = (); t = b.createElement (e); t.async =! 0;
t.src = v; s = b.getElementsByTagName (e) (0);
S.ParentNode.InsertFore (t, s)} (janela, documento, ‘script’,
‘https://connect.facebook.net/en_us/fbevents.js’);
FBQ (‘Heat’, ‘378408787263596’);
FBQ (‘Track’, ‘PageView’);