Polícia Penal de MS recebe novas tecnologias não-letais para intervenção em presídios

Date:


O Governo do Estado, por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), realizou a aquisição de componentes de armamento não-letal para uso do COPE (Comando de Operações Penitenciárias) da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul. O investimento total foi de R$ 503.125,60.

As aquisições foram realizadas por meio de parceria com a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), com transferência do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional) ao Funpes (Fundo Penitenciário Estadual), cujo objetivo primordial é prover recursos e suporte para iniciativas destinadas à modernização e aprimoramento do sistema penitenciário.

Os materiais incluem diferentes tipos de granadas explosivas e fumígenas, espargidores de agente pimenta e cartuchos calibre 12 com projétil de elastômero macio. Possuem tecnologia avançada, com chips de rastreabilidade por radiofrequência, garantindo maior segurança e controle na utilização.

Equipamentos destinados a Polícia Penal

Os itens de TNL (tecnologia não-letal) já foram entregues ao COPE para uso em intervenções prisionais, quando necessário. Parte do material será utilizado no CIPE (Curso de Intervenção Prisional e Escolta).

A empresa fornecedora dos materiais é a CONDOR S/A Indústria Química, que detém exclusividade na fabricação e fornecimento dos produtos adquiridos, fato que caracteriza a inviabilidade de competição no processo de compra. Dessa forma, a contratação foi feita de forma direta por inexigibilidade de licitação, conforme previsto na legislação vigente.

Além desses equipamentos, estão em fase final de compra munições calibre 9 mm e calibre 12, bem como espingardas calibre 12, visando aprimorar a capacidade operacional da Polícia Penal.

O investimento é resultado de levantamento feito pela Diretoria de Operações da Agepen e condução dos procedimentos pela Diretoria de Administração e Finanças, somando-se a outros equipamentos para aparelhamento do trabalho policial no sistema prisional, como os armamentos e viaturas já entregues.

Para o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, essa iniciativa reforça a estrutura de segurança dos serviços prestados pela instituição, proporcionando melhores condições para a atuação dos policiais penais em situações que se fizer necessário o uso desses instrumentos.

“A Agepen segue investindo na modernização e qualificação de seus profissionais, garantindo maior segurança nas unidades prisionais do estado”, finaliza o dirigente.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Menina é encontrada 4marrad4 em alçapão e denuncia abus9 de sequestrad9r (vídeo)

Suspeito morreu após ser linchado pela população. Caso...

Fazenda no Pantanal de MS mantinha quatro sob trabalho escravo

Denúncia anônima levou uma ação conjunta, entre os...

Caminhão furtado em Coxim é recuperado em Rio Verde e suspeito é preso

Na manhã desta quarta-feira (26), a Polícia Militar,...

Adolescente fingiu ter encontrado o próprio bebê em terreno baldio

A mãe do recém-nascido, um menino, abandonado em um terreno...