O futsal está de volta aos Jogos da Juventude CAIXA. A decisão, anunciada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), garante o retorno da modalidade a partir de 2025, após dois anos de ausência.
A modalidade, amplamente praticada nas escolas do país e responsável por revelar talentos para o esporte de alto rendimento, retorna ao maior evento estudantil do Brasil.
“O futsal foi retirado dos Jogos da Juventude porque o COB tinha reconhecido que o objetivo deles era trabalhar mais com modalidades olímpicas, e como futsal é uma modalidade não olímpica, ela foi retirada dos Jogos da Juventude. E o Ministério dos Esportes, para não deixar a modalidade desassistida, fez um campeonato nacional durante esses dois últimos anos para atender a modalidade”disse Karina Quaini, diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul têm ligação direta com o Comitê Olímpico do Brasil. Por isso, as mudanças implementadas na competição nacional também influenciam o evento estadual.
Os Jogos da Juventude CAIXA, que serão realizados em Brasília em setembro deste ano, reúnem atletas de até 17 anos de todo o país. A competição é um celeiro de talentos e já revelou grandes nomes do esporte brasileiro, como Rodrygo, do Real Madrid, e Jheniffer Cordinali, medalhista olímpica de prata em Paris 2024.
*Com informações da Fundesporte
! function (f, b, e, v, n, t, s)
{if (f.fbq) return; n = f.fbq = function () {n.callMethod?
n.callmethod.apply (n, argumentos): n.queue.push (argumentos)};
if (! f._fbq) f._fbq = n; n.push = n; n.loaded =! 0; n.version = ‘2,0’;
n.queue = (); t = b.createElement (e); t.async =! 0;
t.src = v; s = b.getElementsByTagName (e) (0);
S.ParentNode.InsertFore (t, s)} (janela, documento, ‘script’,
‘https://connect.facebook.net/en_us/fbevents.js’);
FBQ (‘Heat’, ‘640753861950608’);
FBQ (‘Track’, ‘PageView’);