Após popularidade despencar, Lula “facilita” saque de FGTS

Date:


Petista vai editar medida provisória

Na tentativa de reverter o índice de popularidade mais baixo entre todos os seus mandatos, o presidente Luiz Inácio Lula de Silva (PT) avisou a sindicatos de trabalhadores que vai editar uma medida provisória (MP) para liberar o saldo do FGTS para trabalhadores que tenham ficado com o dinheiro retido por terem aderido ao saque-aniversário do fundo.

Além disso, ele iniciou a semana com um pronunciamento em rede nacional, às 20h30 desta segunda-feira (24), em que falou dos programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular.

Seguimos ao lado de cada brasileiro e de cada brasileira: para levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima – declarou o petista.

A medida provisória do FGTS deverá ser anunciada nesta terça (25), no Palácio do Planalto em um encontro de Lula com dirigentes de centrais sindicais. A medida valerá apenas para os trabalhadores demitidos que têm saldo retido até a data de publicação da MP. Ou seja: quem for demitido depois não poderá ter acesso aos recursos.

Os trabalhadores que comprometeram os recursos com empréstimos bancários – por meio da antecipação do saque-aniversário – e, portanto, não têm saldo em conta, não serão abarcados pela medida provisória, que deve ser publicada nos próximos dias.

SALDO
O saque-aniversário foi criado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e entrou em vigor em 2020. O trabalhador que opta pela modalidade pode sacar anualmente, no mês de aniversário, parte do seu saldo de FGTS. Em caso de demissão, porém, o saldo fica bloqueado para rescisão sem justa causa e só é possível acessar a multa rescisória – diferentemente da modalidade de saque-rescisão, em que é permitido ter todo o dinheiro do FGTS.

No saque-aniversário, para resgatar os valores que restaram, o trabalhador demitido precisa aguardar dois anos. É esse saldo que a MP pretende liberar.

O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, que recebeu convite do Planalto para uma reunião, disse, em nota, que a medida provisória era uma demanda das centrais.

Sacar o FGTS é um direito do trabalhador, que pode usar esse dinheiro para pagar suas contas, fazer compras, consumir e, dessa forma, se injeta mais dinheiro na economia.

DESGASTE
Os anúncios do governo ocorreram dez dias após pesquisa Datafolha mostrar que a popularidade de Lula caiu 11 pontos porcentuais. Em dois meses, foi de 35% para 24%, atingindo o pior índice dos seus três mandatos na Presidência. A reprovação do governo também foi recorde, passando de 34% para 41%.

A chamada “crise do Pix” e a alta no preço dos alimentos ajudam a explicar a queda da popularidade do petista, que tem apostado na comunicação do governo para tentar reverter a imagem ruim. A queda ocorreu mesmo depois da troca do ministro-chefe da Secom, de Paulo Pimenta para Sidônio Palmeira.


Postagem de visualizações: 7



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Fiação cai em rodovia, interdita tráfego e quase atinge caminhão em Nova Andradina

Rompimento de cabos elétricos causou a interdição de...

Campo Grande: Garras prende em São Paulo chilenos acusados de furto em banco

Nesta segunda-feira (24), representantes da instituição financeira SICOOB...

Câmara Municipal recebe convite para a 2ª edição do Feira Folia

Evento será realizado no dia 28 de fevereiro...

Campo-grandenses preparam ‘panelaço’ em pronunciamento de Lula nesta 2ª feira

Campo-grandenses, sobretudo seguidores de Jair Bolsonaro (PL), preparam...