Diversos jornais de âmbito nacional observaram que o pronunciamento do presidente Lula, na noite desta segunda-feira (24), não passou de uma peça de propaganda de programas sociais do governo. A prática foi criticada e a oposição pretende denunciar o caso ao Tribunal de Contas da União.
Segundo a CNN Brasil, o pronunciamento reflete a busca do governo pela popularidade perdida, constatada em pesquisas recentes. Ainda segundo a emissora, a taxa de reprovação do governo é maior que a aprovação, com a avaliação de Lula atingindo o pior índice de todos os governos dele.
Foi destacado também pela rede de TV que, tanto o Pé-de-Meia quanto o Farmácia Popular são programas já estabelecidos, com o último tendo passado por diferentes administrações. A escolha de focar nestes programas no pronunciamento sugere uma tentativa de reforçar a identidade social do governo Lula em seu terceiro mandato.
Não usual
O uso da cadeia nacional de rádio e televisão no País, via de regra, é usado para mensagens de boas festas de fim de ano ou algum acontecimento extraordinário, como tragédias climáticas ou anúncios de mudanças econômicas repentinas e intensas.
No caso de Lula, o presidente usou o dispositivo para fazer propaganda dos programas de governo. A estratégia é atribuída ao novo ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira, que tenta recuperar a popularidade do presidente.
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