Ministro, no entanto, mantém restrição a postagens ilícitas
Nesta sexta-feira (7), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o desbloqueio das contas do influenciador Bruno Aiub, conhecido como Monark, nas redes sociais. A decisão ocorre após avanços nas investigações que levaram à restrição de seus perfis no ano passado.
– No atual momento da investigação, entretanto, não há necessidade da manutenção dos bloqueios determinados nas redes sociais, devendo, somente, ser excluída as postagens ilícitas que deram causa a decisão judicial – escreveu Moraes em sua decisão.
O ministro também estabeleceu uma multa de R$ 20 mil para cada reincidência em conteúdos que promovam desinformação e discursos de ódio. Caso Monark volte a publicar materiais que atentem contra as instituições, poderá enfrentar novas penalidades.
Monark havia sido alvo de bloqueios em plataformas como Facebook, Instagram, YouTube, Spotify e Discord desde junho de 2023, quando foi apontado pela Polícia Federal (PF) como disseminador de desinformação e discursos de ódio contra instituições democráticas. Apesar da liberação dos perfis, as postagens consideradas ilícitas devem permanecer excluídas. As informações são do Estadão.
Postagem de visualizações: 222