Lula confirma e coloca petista Alexandre Padilha no Ministério da Saúde

Date:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu e já avisou a aliados que vai trocar Nísia Trindade por Alexandre Padilha no Ministério da Saúde. A mudança acontece em meio à cobrança de partidos do Centrão e da base governista por uma reforma ministerial. O anúncio ainda não foi feito oficialmente, o que pode acontecer antes do Carnaval.

Padilha atualmente comanda o Ministério das Relações Institucionais e também tem sido alvo de críticas por parte de deputados e senadores em decorrência da interlocução dele com os parlamentares. A princípio, Lula relutou para chamar Padilha de volta à Saúde – ele comandou a pasta no primeiro governo de Dilma Rousseff. Fontes palacianas confirmaram ao Metrópoles que o presidente não queria alguém que fosse obrigado a deixar o cargo em ano de eleição.

Padilha, que é deputado federal por São Paulo, pretende se candidatar novamente à Câmara. E, para isso, terá que se desincompatibilizar do cargo em abril de 2026, devido à legislação eleitoral. O ministro, que teve vários desentendimentos com o Congresso nas relações Institucionais, especialmente com o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), insistiu para assumir a Saúde e convenceu Lula.

O presidente tinha outra carta na manga para substituir Nísia: Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e que também foi chefe da pasta na gestão de Dilma. Ele estava pronto para aceitar o convite. Procurado pelo Metrópoles, Chioro avisou, por meio da assessoria, que não iria se manifestar.

Em novembro de 2024, o Metrópoles, na coluna do Tácio Lorran, revelou que o ministério incinerou 10,9 milhões de vacinas com o prazo de validade expirado. A maior perda foi de imunizantes da Covid-19, mas também envolveu doses para febre amarela, tétano, gripe e outras doenças.

Procurado à época, o Ministério da Saúde explicou que campanhas de desinformação impactaram a adesão da população aos imunizantes e assegurou que não há falta de vacinas no país.

Nessa quinta-feira (20/2), o Ministério da Saúde emitiu uma nota em que negou que Nísia Trindade teria comunicado a saída dela para os membros da Saúde, como chegou a ser noticiado por alguns veículos de imprensa. Ainda segundo o comunicado, Nísia “segue trabalhando normalmente” como ministra da Saúde.

Apesar da negativa, o Metrópoles apurou que realmente há a possibilidade de ela deixar o cargo e ser substituída por Alexandre Padilha, o que foi decidido por Lula nesta sexta.

Ministro do Mais Médicos

O ministro de Relações Institucionais ocupou o Ministério da Saúde durante o governo de Dilma Rousseff, onde comandou a criação do programa Mais Médicos, e também esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, durante o governo de Fernando Haddad.

! function (f, b, e, v, n, t, s)
{if (f.fbq) return; n = f.fbq = function () {n.callMethod?
n.callmethod.apply (n, argumentos): n.queue.push (argumentos)};
if (! f._fbq) f._fbq = n; n.push = n; n.loaded =! 0; n.version = ‘2,0’;
n.queue = (); t = b.createElement (e); t.async =! 0;
t.src = v; s = b.getElementsByTagName (e) (0);
S.ParentNode.InsertFore (t, s)} (janela, documento, ‘script’,
‘https://connect.facebook.net/en_us/fbevents.js’);
FBQ (‘Heat’, ‘378408787263596’);
FBQ (‘Track’, ‘PageView’);



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Rio Verde agora conta com painéis informativos na rodoviária

Mais comodidade para os passageiros Os passageiros que...

Feminicídio: mulher é morta a tiros pelo ex-companheiro em Água Clara

Mirielli Santos, de 26 anos, foi assassinada a...

Batida entre carro e moto deixa três feridos em cruzamento em Nova Andradina

Três pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo...

1° Encontro Família & Escola – Thomaz Barbosa Rangel

Evento reuniu mais de 400 pais e responsáveis,...