Descarte irregular de resíduos da indústria local pode ter gerado a coloração no canal
Um córrego na cidade de Avellaneda, a 10 km de Buenos Aires, apareceu tingido de vermelho nesta quinta-feira (6). Moradores relataram forte odor e suspeitam que indústrias locais tenham despejado resíduos no curso d’água.
O Ministério do Ambiente da província informou que coletou amostras para identificar a substância. Até o fim do dia, a cor vermelha já havia perdido intensidade. Segundo o governo, o líquido pode ser um corante orgânico.
A cena chamou a atenção de quem vive na região.
Não precisa ser especialista para ver que esse córrego está sendo contaminado – disse María Ducomls, moradora há mais de 30 anos. Segundo ela, o aspecto lembrava um “fluxo de sangue”.
Além da coloração, um cheiro forte incomodou os moradores logo pela manhã. Ducomls suspeita que o problema venha de uma empresa de tratamento de resíduos perigosos localizada nas proximidades.
A região abriga várias indústrias, incluindo fábricas têxteis. Moradores acreditam que esses estabelecimentos despejam resíduos no córrego, agravando a poluição.
Denúncias sobre a poluição já foram feitas, mas, segundo os moradores, nenhuma explicação foi dada pelas autoridades. Eles cobram fiscalização mais rigorosa e punição para os responsáveis. As informações são do La Nación.
Um riacho foi tingido de vermelho em Avellaneda e os vizinhos denunciam derramamentos tóxicos constantes: então é visto de #Eldronedeinfobae https://t.co/8tlrihkds3 pic.twitter.com/bzheyzjl3q
– InfoBae (@infobae) 6 de fevereiro de 2025