O suspeito se apresentou acompanhado de um advogado e forneceu detalhes sobre o ocorrido da última sexta-feira (31), afirmando ter agido para proteger a tia, esposa da vítima.
O jovem de 18 anos, suspeito de envolvimento na morte de Valmir Freires Martins, de 46 anos, encontrado sob um veículo em uma fazenda de São Gabriel do Oeste, prestou depoimento às autoridades na segunda-feira (3) e alegou legítima defesa. Segundo o delegado Matheus Vital, responsável pela investigação, o suspeito se apresentou acompanhado de um advogado e forneceu detalhes sobre o ocorrido da última sexta-feira (31), afirmando ter agido para proteger a tia, esposa da vítima.
Durante o interrogatório, o suspeito relatou que Valmir e sua esposa iniciaram uma discussão verbal ao longo do dia, que culminou em agressões físicas contra a mulher. Ao tentar intervir em defesa da tia, ele entrou em luta corporal com a vítima, que estava armada com uma espingarda. Segundo sua versão, ele foi atingido com golpes desferidos por Valmir com o cabo da arma e, para se defender, utilizou um tijolo para acertar a vítima na cabeça.
O suspeito afirmou ainda que tentou fugir com o carro da própria vítima, mas, por não ter habilitação e desconhecer o caminho, acabou colidindo com uma cerca. Ele negou ter atropelado a vítima e disse desconhecer como Valmir foi parar embaixo do veículo. Em seguida, relatou que o carro apresentou falha mecânica e, temendo ser morto pela vítima, fugiu descalço para o mato.
Armar apreendida na fazenda. Foto: Divulgação
Ainda de acordo com o delegado Matheus Vital, o suspeito apresentou diversas lesões pelo corpo, incluindo hematomas nas costas e ombros, que, segundo ele, foram causados pelos golpes de cabo de espingarda desferidos pela vítima. Também exibiu cortes nas mãos, que teria sofrido ao manipular os tijolos durante a luta.
A identidade do suspeito não foi revelada pelas autoridades. Ele foi liberado para aguardar o andamento das investigações em liberdade. A Polícia Civil segue apurando os fatos para esclarecer as circunstâncias do crime.
O caso ocorreu na madrugada da última sexta-feira (31), em uma fazenda localizada a cerca de 50 quilômetros de São Gabriel do Oeste, próximo ao Ribeirão Manso e à rodovia MS-142. Relembre aqui.