Donald Trump anuncia taxas sobre produtos do México, Canadá e China

Nortao

Presidente norte americano ameaçou ainda um tipo de guerra comercial

Ouvir Notícia Pausar Notícia

Compartilhar

As medidas econômicas do governo Norte Americano ainda continuam sendo adotadas, preocupando parceiros comerciais e até economistas americanos. Os EUA confirmam a imposição de tarifas de importação contra México, Canadá e China. Seria um ato para obrigar esses países a colaborar em temas de combate às drogas e imigração.

O presidente Donald Trump ainda avisou ao governo de Ottawa que, se o primeiro-ministro Justin Trudeau retaliar com tarifas contra bens americanos, ele irá ampliar as barreiras e pode responder com uma ação dobrando as taxas. As medidas estariam em vigor a partir de terça-feira (4) e continuariam até que os parceiros comerciais possam controlar sua fronteira e exportação de drogas aos EUA.

Confira algumas das principais medidas:

– Taxas de importação de 25% contra todos os produtos mexicanos, até que o país concorde em agir contra cartéis de drogas.
– Taxa de 25% contra todos os produtos canadenses, salvo no setor de energia, que terão barreiras de 10%.
– Taxas de 10% sobre os produtos chineses, também exigindo que Pequim atue contra drogas que são exportadas aos EUA.

EUA vinculam o mexicano aos cartéis

O anúncio ainda veio com acusações, por parte da Casa Branca, de um envolvimento do governo mexicano com os cartéis de drogas. “Os cartéis mexicanos são os maiores traficantes mundiais de fentanil, metanfetamina e outras drogas. Esses cartéis têm uma aliança com o governo mexicano e colocam em risco a segurança nacional e a saúde pública dos Estados Unidos”, disse o presidente Donald Trump.

Em outras palavras ainda, divulgadas nas redes sociais, Trump disse: “Hoje, implementei uma tarifa de 25% sobre as importações do México e do Canadá (10% sobre a energia canadense) e uma tarifa adicional de 10% sobre a China. Isso foi feito por meio da Lei de Poderes Econômicos Emergenciais Internacionais (IEEPA) devido à maior ameaça de estrangeiros ilegais e drogas mortais que matam nossos cidadãos, incluindo o fentanil. Precisamos proteger os americanos, e é meu dever como presidente garantir a segurança de todos. Fiz uma promessa em minha campanha de impedir que a enxurrada de estrangeiros ilegais e drogas atravessasse nossas fronteiras, e os americanos votaram de forma esmagadora a favor disso”.

Preocupação de países parceiros e de economistas dos EUA

No entanto, a imposição das tarifas gerou preocupações de parceiros internacionais e das próprias instituições americanas. O Canadá, por exemplo, abastece 60% do mercado americano de petróleo e uma barreira imediata poderia representar um maior custo de energia nos EUA. O comércio bilateral nesse segmento chega a ser de US$ 100 bilhões.

A preocupação principal é de que o caminho escolhido acabe elevando a inflação, já que o fornecimento de bens aos EUA seria afetado. O custo de vida foi a principal bandeira de Trump na eleição.

Com informações do Uol.

FONTE: MIDIAMAX

Share This Article
Leave a comment