Moradores do assentamento Santa Clara, localizado no município de Bataguassu, a 310 quilômetros de Campo Grande, ficaram apavorados neste final de semana após um temporal com rajadas de vento de até 77,7 km/h, que destelhou diversas residências. Equipes da Defesa Civil foi no local nesta segunda-feira (28) para avaliar os estragos.
Em nota, a prefeitura informou que os familiares atingidos pela tempestade estão seguros em um abrigo na cidade. Equipes da Assistência Social serviram no local e presenciaram cenas de destruição, com imóveis destelhados pela força do vento.
Em poucas horas, foram registrados no município 37,4 mm de chuva e ventos que se aproximaram de 77,7 km/h, provocando, além do destelhamento de imóveis, o arranco de árvores e danos na rede elétrica do assentamento.
Segundo relatos, parte dos moradores está sem comunicação. Apesar da intensidade dos ventos, não houve mortes, apenas danos materiais. O prefeito da cidade, Akira Otsubo (MDB), decretou estado de calamidade pública no município.
“A Prefeitura orienta os moradores que tiveram prejuízos em seus imóveis para que procurem a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) já na próxima segunda-feira, dia 28 de outubro, para relatar os danos”.
Mais destruição
Outra cidade que sofreu com os temporais na tarde de ontem (27) foi o município de Santa Rita do Rio Pardo, a 242 quilômetros de Campo Grande.
Conforme informações do site Cenário MS, os ventos no município atingiram 87 km/h, e o temporal destelhou casas, trazendo prejuízos para diversas famílias.