Nesta semana, dois bebês menores de 1 ano morreram devido a síndromes respiratórias em Campo Grande, elevando o total de mortes por doenças respiratórias na cidade em 2024 para 94, com 1.357 casos registrados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o número de casos e mortes continua crescendo. Na semana 20, foram confirmados 85 casos de doenças respiratórias, superando os 64 casos registrados na mesma semana do ano passado.
Além dos dois bebês, uma pessoa entre 40 e 49 anos também faleceu devido a doenças respiratórias nesta semana. Dos novos casos registrados, 20 são em bebês menores de um ano, 24 em crianças de 1 a 9 anos, e 23 em idosos acima de 60 anos.
Em resposta à crise, a prefeitura de Campo Grande decretou situação de emergência em saúde no dia 1° de maio. Com unidades de saúde lotadas, a Sesau está negociando a abertura de novos leitos, principalmente pediátricos. Segundo a secretária de Saúde, Rosana Leite, há um aumento na ocupação de leitos devido ao crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre crianças, que estão sendo internadas por períodos mais longos.
The post Doenças respiratórias matam dois bebês com menos de 1 ano na Capital appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.